Proteção e Internet: o que é um Firewall?

Basicamente um firewall é um programa que protege o seu computador contra o envio ou a recepção de dados não autorizados por você, ou seja, é o portão e o muro do seu PC. O software controla o tráfego de informações entre o seu computador e a rede, seja ela wireless (sem-fio) ou convencional, de acordo com aquilo que você ordenar a ele.

Neste momento, se você não tem um firewall instalado em seu computador, é muito provável que vários programas estejam enviando e recebendo informações sem o seu consentimento, porém, isso não significa que essas transferências sejam malévolas, mas você, de forma geral, não tem muito controle sobre elas. Mas não se esqueça que há programas mal intencionados que podem danificar o seu computador, roubar suas informações pessoais e bancárias e lhe gerar dores de cabeça e custos de manutenção.

Há vários tipos de firewall no mercado e muitos deles oferecem utilização e download grátis. Um desses é o ZoneAlarm, um bom programa firewall que permite à você controlar o tráfego de informações entre o seu computador e a Internet. Você pode encontrá-lo através dos diversos sites que oferecem downloads.

Após fazer o download, instalar o software e reiniciar o computador, você notará que o ZoneAlarm será ativado toda vez que um programa pedir autorização para enviar ou receber informações através da net sem a sua autorização. Uma janelinha se abrirá do lado direito inferior da sua tela com duas opções: “Allow” (permitir) e “Deny” (negar), mostrando também qual é o software que está requisitando a transferência de dados.

Exemplo: se o firewall já estiver instalado e você abrir o seu navegador de Internet (ex: Internet Explorer, Firefox, Google Chrome etc.) o ZoneAlarm pedirá que você confirme se autoriza ou não a navegação do programa. Caso você não dê a permissão, o navegador não conseguirá abrir nenhuma página na Internet até que você o permita. Navegadores, de forma geral, não são o problema, mas sim aqueles programas que você nem sabe para que servem ou aqueles que você nem sabia que existiam no seu computador.

Dica: você pode dar uma autorização definitiva para o programa, de forma que ele nunca mais precise da sua anuência. É como dizer ao porteiro do seu prédio para sempre deixar que tal pessoa passe pelo portão sem precisar da sua aprovação. Para dar a autorização definitiva ao programa que acionou o ZoneAlarm selecione a caixinha “Remember this setting” e clique em “Allow” ou “Deny”. Depois dessa ação o firewall sempre se lembrará da sua decisão e não voltará a lhe questionar sobre aquele programa.

Indiferente da marca do firewall, é muito importante ter um programa que controle as transferências que saem e entram em seu computador. Escolha o programa de sua preferência e proteja-se.

—–
+ Veja também:

.