Chocolate: Receitas de Chocolate

Além de ser indescritivelmente saboroso, o chocolate é um dos alimentos mais completos já inventados pelo homem.

Uma barra de 100g contém, aproximadamente: 528 calorias, 4,4g de proteínas, 94g de cálcio, 142mg de fósforo, 1,4mg de vitamina A, 0,02mg de vitamina B1 e 0,14mg de vitamina B2.

Bombom de Chocolate Tigre de Fogo ReceitasEm pó, os mesmos 100g terão menos calorias, mais proteínas, menos cálcio, mais fósforo, mais ferro e um pouco mais de vitaminas.

Apesar de excepcionalmente rico, o chocolate não é recomendável como alimento isolado. Em situações extraordinárias, porém, ele tem poder energético suficiente para substituir refeições. Atletas, pilotos aéreos, soldados e navegadores se valem dele como complemento alimentar.

Nos últimos 20 anos, diversas pesquisas científicas procuraram responder a certas dúvidas dos fabricantes e consumidores de chocolate.

Um ponto pacífico é que, graças à ação do alcalóide chamado theobromina, o chocolate tem efeito relaxante sobre o organismo humano, ajudando a melhorar as reações em situações de tensão. Possui também efeitos diurético e laxante.

Além de descobrir que os fenóis contidos no chocolate preto ajudam a eliminar o mau colesterol, os médicos concluíram que a baixa taxa de eliminação das toxinas está associada ao estresse.

Do ponto de vista fisiológico o chocolate é um alimento e não apresenta nenhuma ameaça à saúde, quando ingerido com moderação.

Receitas:

.
—–
+ Veja também:


Anúncios