Nokia lança o seu primeiro WiMAX: O N810 WiMAX

A Nokia lançou o primeiro modelo da companhia compatível com as novas redes móveis de alta velocidade e de grande abrangência, o Internet Tablet Nokia N810 WiMAX Edition. O aparelho permite que os usuários tenham a experiência de acesso pleno e sem barreiras à Internet, mesmo quando em movimento.

Telefone Celular Nokia N810 Internet Tablet WiMAX Edition Cell Phone

.

Pela primeira vez a plataforma “Internet Tablet” é combinada à próxima geração da banda larga sem fio, que expande a conexão rápida e fácil à Internet para além do alcance dos chamados “hot spots”. O Nokia N810 WiMAX Edition deve estar disponível nos Estados Unidos durante o terceiro trimestre de 2008, em áreas onde há conectividade de WiMAX.

WiMAX é uma tecnologia de banda larga sem fio baseada em padrões que permitem uma experiência ampla de Internet aberta semelhante àquela de tecnologias de banda larga fixa, com velocidades típicas de download de dados de até 2-4 Mbps por usuário, mas agora com velocidades de pico de download de até 10 Mbps.

Ao contrário das tecnologias de área local de ponto único atuais, como o Wi-Fi, que têm alcance de apenas algumas centenas de metros, redes WiMAX são formadas por diversas estações de base interconectadas, cada uma com raios de abrangência de até 3,5 km a 4,5 km. Elas permitem trocas entre estações de base à medida que os usuários se movem em uma região ou área metropolitana. Além disso, redes WiMAX integram tecnologia projetada para maximizar a qualidade do serviço para cada assinante.

“Ao distribuir o tipo de experiência de Internet aberta que no passado os clientes esperavam ter apenas pelo PC, o Nokia N810 WiMAX Edition é um exemplo de como a próxima geração de tecnologias de banda larga sem fio não apenas muda o que as pessoas pensam sobre a Internet, mas a própria natureza da Internet”, afirma Ari Virtanen, vice-presidente da divisão de Produtos Convergentes da Nokia. “Semelhante à evolução da Internet fixa, que passou de conexões discadas para a banda larga e habilitou uma grande diversidade de novos serviços pela Internet e mudou as expectativas das pessoas com relação a como deve ser a experiência de navegar por ela, a transição para uma experiência de banda larga móvel dará início à próxima onda de novos serviços e mudará para sempre a percepção das pessoas sobre aquilo que pode ser a web”, completa.

Juntamente com um navegador completo, acionado pelo Mozilla, que tira pleno proveito da tela sensível a toques de 4,13 polegadas e do teclado QWERTY deslizante do Nokia N810 WiMAX Edition, uma grande variedade de serviços baseados na web também têm suporte no novo aparelho. Muitos desses aplicativos podem ser encontrados no site do usuário do OS 2008 da Nokia.

Estão disponíveis diversos aplicativos de voz sobre IP (VoIP) e de Mensagens Instantâneas (IM), inclusive o Skype (TM), o Google Talk (TM) e o Gizmo5, que também utilizar a câmera integrada do Nokia N810 WiMAX Edition para fazer chamadas de vídeo. Um aplicativo do serviço de música online Rhapsody também é integrado ao aparelho, o que transforma o Nokia N810 WiMAX Edition em uma ‘jukebox” portátil com diversas músicas disponíveis para reprodução com alguns poucos toques na tela.

Além desses serviços já conhecidos, uma comunidade ativa de desenvolvedores também surgiu ao redor da plataforma de “Internet Tablet” baseada em Linux e está criando aplicações adicionais – desde jogos a ferramentas de produtividade.

Diversos novos recursos ampliarão ainda mais a utilidade do Nokia N810 WiMAX Edition. Com GPS integrado, ele pode facilmente se transformar em um dispositivo de navegação pessoal, com acesso em tempo real a mapas. Um reprodutor integrado de mídia e 2 GB de memória interna, expansível a até 10 GB com o acréscimo de um cartão de memória microSD opcional, permitem que o Nokia N810 WiMAX Edition armazene e reproduza a biblioteca de conteúdo musical e de vídeo.

Quando fora do alcance de uma rede WiMAX, o Nokia N810 WiMAX Edition também acessa a Internet via Wi-Fi ou pelas redes convencionais de dados de celulares ao ser pareado, por Bluetooth, a um telefone móvel compatível.

O mais recente sistema operacional para Internet Tablets também foi lançado com o Nokia N810 WiMAX Edition. O OS2008 atualizado traz recursos novos e úteis à plataforma, inclusive um aplicativo de e-mail aperfeiçoado, suporte para leitura de caracteres chineses no navegador, e “feeds” de RSS, além de um recurso de atualização orgânica do software, tornando as atualizações periódicas do sistema operacional algo rápido e fácil.

Embora essa versão seja oferecida por padrão no Nokia N810 WiMAX Edition, proprietários atuais dos Nokia N810 e N800 que rodam sistemas operacionais anteriores poderão atualizar gratuitamente seus dispositivos com a nova versão no segundo semestre de 2008.

Anúncios