Microsoft lança no Brasil Windows Server 2008, SQL Server 2008 e Visual Studio 2008

A Microsoft lançou nacionalmente os mais importantes produtos da companhia para este primeiro semestre do ano: o Windows Server 2008, o Visual Studio 2008 e o SQL Server 2008. Voltados ao mercado corporativo e de desenvolvedores, as novidades oferecem condições seguras e ágeis para a criação e a execução de uma nova geração de aplicações web, amplo suporte à virtualização e acesso total para as informações que são relevantes ao negócio. A visão de TI dinâmica, possível por meio das novas tecnologias, tem o objetivo de ajudar as empresas na contínua redução dos custos operacionais, permitindo o redirecionamento dos investimentos em tecnologia para a realização de novos projetos que agreguem valor à estratégia de negócios.

“As tecnologias anunciadas hoje reforçam o compromisso da Microsoft com a inovação. Entregamos soluções que capacitam os profissionais de TI e times de desenvolvimento a obterem agilidade para influenciar no sucesso dos negócios, pois atendem às necessidades críticas das pequenas, médias ou grandes empresas”, afirma Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. .

Entre as principais funcionalidades apresentadas, destacam-se a possibilidade de uma plataforma segura para cenários de missão crítica e a oferta das ferramentas ideais que simplificam o desenvolvimento, a implementação e o gerenciamento da próxima geração de soluções e de serviços baseadas na web. Companhias de grande porte como a Embratel e o Bradesco já iniciaram projetos com os lançamentos da Microsoft.

O Windows Server 2008, por exemplo, tem como principal característica a tecnologia de virtualização, considerada fundamental para os usuários porque reduz custos, aumenta a utilização do hardware e otimiza a infra-estrutura, além de melhorar a disponibilidade do servidor. Com previsão de lançamento ainda neste ano, a tecnologia Hyper-V oferece múltiplas operações de sistemas em uma infra-estrutura virtual, inclusive com Linux e Solaris. Segundo dados da consultoria internacional IDC, referentes ao segundo semestre de 2007, o Windows Server está presente em 80% dos novos servidores no Brasil. Isso representa um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O SQL Server 2008 oferece uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente que permite às empresas executarem suas aplicações críticas mais exigentes, além de reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento e gerenciamento. Com uma plataforma completa e integrada de Business Intelligence para relatórios e análise de dados, o SQL Server 2008 fornece maior percepção de negócios para os usuários ao facilitar o processo de tomada de decisão e oferecer uma maior agilidade para as empresas. Outras características da solução, cuja versão final está prevista para o terceiro trimestre deste ano, são o Resource Governor, que define limites de recursos e prioridades para diferentes cargas de trabalho; o Declarative Management Framework, estrutura de gerenciamento baseada em políticas; e os novos tipos de dados que podem ser armazenados como documentos, imagens e informações geográficas e de localização.

No Brasil, a FNAC (rede francesa de livros, discos e eletroeletrônicos) e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) já utilizam o SQL Server 2008 para cenários de Business Intelligence e de gerenciamento corporativo de dados.

O Visual Studio 2008, disponível desde dezembro, já registrou cerca de 17 mil downloads para teste. O produto oferece inovadoras ferramentas que ajudam as empresas a desenvolverem e gerenciarem melhor o ciclo de vida das aplicações. Isso proporciona maior previsibilidade e controle ao utilizar as mais recentes tecnologias presentes em produtos como Windows Vista e Office 2007. Com a inclusão do suporte ao ASP.NET AJAX, LINQ e Silverlight no Visual Studio 2008, também é possível criar aplicações interativas para web. Como exemplos de casos de sucesso na sua utilização, a Brasília Soluções Inteligentes, empresa fabricante de software, atingiu produtividade 32% acima da média com o uso da ferramenta Visual Studio 2008.

A Serasa (uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios) também obteve expressivos resultados a partir da sua utilização, conforme explica João Gonçalves Netto, diretor da empresa: “o Microsoft Team Edition for Software Testers nos auxiliou a comparar as diferenças de desempenho entre versões de aplicação e conferiu maior certeza para a implementação de melhorias que foram colocadas em produção”.

O Banco Nossa Caixa, de São Paulo, é outro cliente que utiliza as funcionalidades do Visual Studio 2008. “Essa solução nos ajuda a sermos mais produtivos, pois permite alocar os recursos da equipe de forma mais adequada. Além disso, oferece apoio na gestão de projeto por meio de inúmeros relatórios de acompanhamento centralizados em seu portal, em que é possível avaliar, baseado em fatos, a saúde do projeto e, se necessário, tomar decisões rapidamente”, explica Carlos Cioni, analista sênior da coordenadoria de sistemas de intranet e do site do Banco Nossa Caixa.

De acordo com Eduardo Campos de Oliveira, gerente-geral da divisão de servidores da Microsoft Brasil, os lançamentos reforçam a visão de TI dinâmica da companhia ao oferecer uma ampla gama de produtos que potencializam o impacto dos desenvolvedores e profissionais de tecnologia, além de impulsionar cada vez mais a área de tecnologia como um ativo estratégico para os negócios. “Em especial, o anúncio consolida a presença da Microsoft no mercado de virtualização, com uma tecnologia avançada e de preço acessível, que possibilita economias reais entre 42% e 75% na aquisição das soluções em comparação com as ofertas concorrentes”, disse o executivo.

Otimização na busca de resultados expressivos

Durante os meses nos quais as versões betas do Windows Server 2008 estiveram disponíveis para download, cerca de 10 mil usuários se interessaram em utilizar o produto no Brasil. Essas ações foram importantes para a Microsoft aprimorar seu sistema operacional ao ponto de classificá-lo como o mais avançado e seguro da família Windows Server.

O novo sistema operacional reduz as chances de ataques de vírus com o uso de um servidor mais robusto e seguro. Tudo a partir da proteção do acesso da rede e de soluções que envolvam o uso ao acesso wireless e remoto.

O Windows Server 2008 será oferecido em 7 opções (standard, enterprise, datacenter, web, itanium-based System, standard sem Hyper-V e enterprise sem Hyper-V), todas em inglês e português, com licenças individuais ou em pacotes de 5 e 25 usuários. Parceiros da Microsoft de longa data, a Claro Empresas, a Dell e a HP Brasil participam do anúncio das novidades. As três empresas estarão presentes nos roadshows de lançamento que a companhia realiza em 22 cidades de todo o País, nesse primeiro semestre, o “Microsoft Directions”.

“Os lançamentos da Microsoft trazem novas possibilidades de aumento da produtividade no ambiente corporativo. Estamos apostando na plataforma Windows Mobile aliada aos serviços de comunicação de dados da Claro, que juntos serão a melhor forma de expandir ainda mais este potencial”, comenta Sérgio Pelegrino, diretor da Claro Empresas.

“A Dell possui uma parceria sólida com a Microsoft há muitos anos, o que proporciona aos nossos clientes as melhores experiências tecnológicas disponíveis no mercado. Como líder em vendas de computadores no segmento corporativo brasileiro, a Dell vê o lançamento destes novos produtos da Microsoft como mais uma forma de garantir uma tecnologia simplificada e um amplo leque de soluções que se adaptam às necessidades mais específicas dos nossos clientes”, diz Túlio Werneck, gerente de produto da Dell Brasil.

Segundo Alexandre Lacerda, gerente de marketing de servidores da HP Brasil, “o lançamento do Windows Server 2008 é um marco importante para a Microsoft e para a HP, pois vários sistemas internos da HP já operam com essa plataforma, que possui avanços em garantia de disponibilidade, de recursos e de segurança”. Nos últimos 12 meses a HP se prepara para esse lançamento e espera compartilhar esse conhecimento e experiência com os seus clientes de forma a oferecer para o mercado o melhor dessa inovação. “A HP entende que os executivos têm o desafio de fazer que o uso da tecnologia se reflita em melhores resultados de negócios e os benefícios do Windows Server 2008 para o cliente estão alinhados com isso, pois permitem maior agilidade, redução de custos e aumento da segurança”, reitera Lacerda.

Parcerias com universidades

Além das ações com empresas das áreas de telecomunicações e de hardware, a Microsoft firmou parcerias com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP) e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) para proporcionar a documentação do Visual Studio em português. Essa versão traduzida estará disponível no mercado a partir do dia 13 de março por meio da comunidade MSDN Community Content V.2. O Brasil será o primeiro País a ter acesso ao Community Content V. 2.

Em conjunto com os estudantes, também participaram desse projeto diversos usuários Microsoft Student Partners (MSPs) e Most Valuable Professionals (MVPs), que elaboraram um glossário de termos a serem utilizados para manter a tradução homogênea de acordo com o original. A interface do Visual Studio 2008 Express também poderá ser utilizada em português com um Language Pack (add-in), que estará disponível no site do produto.

—–
+ Veja também:

Anúncios