HQ Quadrinhos: Will Eisner

Will Eisner (William Erwin Eisner) nasceu na cidade de Nova York, em 06 de Maio de 1917. Ingressou no mercado de quadrinhos em 1936, após cursar a New York Art Students League. Com seu sócio, S.M. Iger, fundou um estúdio que produziu revistas para várias editoras. Uma dessas revistas foi a edição de Setembro de 1938 de Jumbo Comics, que trazia a primeira aventura de Sheena, a Rainha das Selvas.

Will Eisner A Forca da Vida A Life Force
Cena de A Força da Vida

Nesta época muito fértil para os quadrinhos, Eisner criaria vários heróis, como O Gavião dos Mares, Tio Sam, Sr. Místico e K-5. Seu personagem mais conhecido, contudo, surgiria em 1940, numa revista distribuída aos Domingos junto com vários jornais. Era Spirit, um mascarado que não possuía superpoderes, mas combatia o crime apenas os punhos e a inteligência. Na revista, Eisner usava uma técnica singular que apresentava iluminação e enquadramentos inspirados no expressionismo alemão. Apesar do clima a primeira vista um tanto sombrio que as histórias traziam, todas eram Will Eisner A Contract With God Um Contrato Com Deusrecheadas com o mais fino humor e ironia, o que contribuiu para que The Spirit fosse considerada uma das séries em quadrinhos mais importantes de todos os tempos.

Eisner foi fundador da American Visual Corporation, que produziria quadrinhos educacionais entre os anos 50 e 70. Em 1978, ele publicou Um Contrato Com Deus, com o qual foi inventado o termo “graphic novel”.

Em 1988 a indústria dos quadrinhos prestou tributo à Eisner criando o Prêmio Will Eisner, mais conhecido como “Eisners”, que servem como uma premiação pelo “conjunto da obra” nas histórias em quadrinhos.

Outras publicações de cunho realista de Will Eisner são No Coração da Tempestade, O Último Dia no Vietnã e O Nome do Jogo. Além das suas premiadas graphic novels, ele também é o autor do importante estudo Quadrinhos e Arte Seqüencial.

Will Eisner faleceu em 3 de janeiro de 2005 em Laurderdale Lakes, Flórida.

Will Eisner
Brasil | World

—–
+ Veja também: