Nokia faz acordo com Google sobre sistema de busca

Nokia e Google anunciaram que o sistema de buscas do Google passará a vir integrado ao aplicativo Nokia Search. Inicialmente presente nos modelos celulares Nokia N96, Nokia N78, Nokia 6210 Navigator e Nokia 6220 Classic, o Google Search será estendido a outros telefones celulares em breve. A intenção da Nokia é levar as buscas do Google aos seus clientes em mais de 100 países no mundo e em mais de 40 idiomas.

O Nokia Search oferece acesso rápido e fácil a informações da web diretamente do dispositivo móvel, permitindo a utilização de mecanismos locais de busca para uma experiência ainda mais completa de pesquisa. Encontradas as informações, o Nokia Search permite que os usuários as associem a recursos do próprio dispositivo, como mapas, serviços de mensagens ou o navegador através de apenas um clique.

“Dar opções aos consumidores é um fator-chave para impulsionar a estratégia de serviços de Internet da Nokia”, afirmou Ilkka Raiskinen, vice-presidente de software e serviços na Nokia. “Esta integração permite aos nossos clientes utilizarem as tecnologias inovadoras que tornaram o Google praticamente um sinônimo de buscas na Internet.”

“Acrescentar o Google ao Nokia Search leva aos usuários móveis uma experiência rápida, completa e familiar às pessoas que já utilizam o Google a partir de seus PCs”, disse Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia e produtos para dispositivos móveis do Google. “A busca do Google, combinada com as aplicações de alta qualidade instaladas nos dispositivos da Nokia, ajudam a levar as informações aos usuários onde estiverem.”

A parceria é mais um elemento de uma cooperação existente entre a Nokia e o Google. As buscas do Google já estavam presentes nos Nokia Internet Tablets, e, ano passado, o Telefone Celular Nokia N95 8GB tornou-se o primeiro dispositivo móvel a prover suporte pleno para o YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos pertencente ao Google.

Anúncios