Viagem: Florianópolis (Floripa) | Santa Catarina – Brasil

Situada na ilha de Santa Catarina, Florianópolis, a capital do Estado, é uma das mais belas cidades do país. Com relevo privilegiado, praias, magníficas lagoas e uma boa infra-estrutura, a cidade oferece uma alta qualidade de vida. Hoje, capital turística do Mercosul, atrai milhares de turistas durante o ano todo, principalmente durante o verão, tornando-se a 2ª cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros.

Difícil é escolher a praia mais bonita, a lagoa mais romântica, o lugar mais charmoso. O encanto e a magia dessa ilha cativam a todos que a visitam. Florianópolis dispõe de excelente infra-estrutura: ótimas faculdades, shopping centers, hotéis, restaurantes e vida noturna intensa. É a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil.

Colonizada por açorianos, é marcante a arquitetura de suas casas do período colonial. Seu povo, extremamente acolhedor, possui um sotaque bastante peculiar. São conhecidos como “manézinhos da ilha” as pessoas que nascem em Floripa.

A cidade é muito conhecida pelas mais de 100 belas praias, onde todo tipo de esporte pode ser praticado: surf, remo, vela, sand-board, jet ski, mergulho, windsurf. Passeios de escuna são feitos para inúmeras ilhas, onde podem ser encontradas fortalezas construídas pelos portugueses no século XVIII.

A predominância do açoriano sobre os demais elementos componentes da formação cultural de Florianópolis, como de resto em todo o litoral de Santa Catarina, determinou a acentuada influência açoriana nas manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina. Excluídas as danças, cantigas e brincadeiras trazidas pelos imigrantes vindos de Açores, verificam-se tênues traços de influência espanhola, muito raros, em virtude do restrito período de tempo sob a ocupação castelhana.

O Centro Integrado de Cultura (CIC) foi construído para abrigar, harmoniosamente, as diversas formas de manifestação da cultura artística em Florianópolis. Amplos espaços abertos e volumes arquitetônicos de arrojada concepção, perfazendo 9.993 m2 sobressaem na paisagem da Ilha de Santa Catarina.

O artesanato catarinense se expressa através da produção de cestarias, balaios, trançados de fibras naturais, esculturas e entalhes em madeira, lã de ovelha, vidro em fogo e na fabricação artesanal de alimentos e licores. Em Florianópolis a cerâmica e a renda de bilro são as formas de artesanato mais divulgadas. A Renda de Bilro é a maior expressão do artesanato local. Na Lagoa da Conceição, na Avenida das Rendeiras, pode-se curtir estas artesãs trabalhando.

As cerâmicas produzidas na Grande Florianópolis utilizam um sistema de fabricação idêntico ao usado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde a modelagem é executada no torno do oleiro, que com uma habilidade incrível faz com que de suas mãos surjam os mais belos objetos de barro.

+ Turismo e Viagem

Anúncios