Meirelles inicia filmagens de “Ensaio Sobre a Cegueira” no Uruguai

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles está em Montevidéu para iniciar as filmagens da adaptação cinematográfica de “Ensaio Sobre a Cegueira“, do Prêmio Nobel português José Saramago, disseram à AFP fontes da El Camino Films, encarregada da produção local.

Para as filmagens é aguardada para “as próximas horas” a chegada a Montevidéu de Julianne Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover, entre outros, que protagonizarão o filme.

As filmagens “começarão no sábado e se estenderão durante toda a semana que vem nas locações da cidade velha”, e as filmagens não deverão ser suspensas devido a mudanças climáticas.

Saramago vendeu os direitos de seu “Ensaio Sobre a Cegueira” à produtora canadense Rhombus Media, que co-produzirá o filme – cujo nome original será “Blindness” – com a produtora inglesa Potboiler Productions, que contratou Meirelles, e com empresas do Brasil e do Japão.

Meirelles – de “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel” – terá a colaboração na direção fotográfica do uruguaio César Charlone, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Cidade de Deus” (2002). O roteiro foi escrito pelo renomado canadense Don McKellar.

O longa-metragem, que terá um orçamento de 20 milhões de dólares e será filmado em Montevidéu, São Paulo e Toronto, contará com as atuações secundárias de Gael García Bernal e da revelação brasileira Alice Braga.

Inicialmente, o último agente 007, Daniel Craig, faria o papel do médico, mas ao que parece um acordo não foi alcançado e seu nome foi substituído pelo de Ruffalo.

Fonte: Folha

—–
+ Veja também:

Anúncios