Câmera Digital: Vocabulário de Termos

LCD, USB, compressão, cartão de memória… Para quem não está acostumado com termos de informática, comparar e escolher uma câmera digital pode ser um verdadeiro suplício. Para que você possa tirar as suas dúvidas e escolher o modelo mais adequado às suas necessidades, abaixo estão os principais termos utilizados na descrição de Câmeras Fotográficas Digitais.

Visualizador LCD
É uma tela de cristal líquido. Você pode visualizar o que a lente está captando antes de bater a foto e ver como ficaram as imagens registradas. Dessa forma, você fica sabendo na hora se a foto ficou boa ou se é necessário tirar outra. Nem todos os modelos vêm com esse recurso.

Porta USB
O padrão USB (Universal Serial Bus) é uma forma avançada de comunicação entre o computador e seus periféricos. Por intermédio de um cabo, as imagens são transferidas da câmera digital para o computador – vale lembrar que nem todas as câmeras utilizam essa comunicação. A principais vantagens são a velocidade e a qualidade na transmissão dos dados. Computadores mais antigos não costumam ter essa porta, por isso é indicado verificar a configuração do seu equipamento e a possibilidade de instalação da porta, antes de adquirir a sua câmera.

Pixel / Mega Pixel (MP)
Todas as imagens digitais são formadas por pixels. Quanto maior o número de pixels, melhor a resolução da imagem. Quanto mais pixels você capturar, mais detalhes e nuances de cor e iluminação você terá na imagem, e ela poderá ser impressa em maior tamanho.

JPEG (Joint Photographic Experts Group)
É um formato de arquivo de imagem, comumente encontrado nas câmeras digitais.

Compressão
Compressão é a redução do tamanho do arquivo. Esse recurso, disponível em alguns modelos, permite que caibam mais imagens na memória do equipamento. Porém, quanto mais se comprime a imagem, mais detalhes ela perde.

Zoom óptico
Funciona da mesma maneira que o zoom das câmeras convencionais. Sua função é aproximar, através de lentes, o objeto que vai ser fotografado, conservando a qualidade da imagem. Porém, quanto mais próximo o zoom, menor a profundidade de campo obtida, ou seja, a área focada será menor.

Zoom digital
Aproxima o objeto a ser fotografado, porém, com perda de qualidade na resolução, já que o recurso é feito pelo software da câmera, e não através de lentes.

Cartão de memória removível
Grande parte das câmeras fotográficas digitais utiliza o cartão de memória para o armazenamento das fotos, que serão depois transferidas para o computador. Existem cartões com diversas capacidades de armazenamento, e quanto maior a capacidade, maior a quantidade de fotos. Por exemplo, em um cartão com capacidade de 32 Mb, é possível armazenar 486 fotos na resolução 640×480. Já um cartão de 16 Mb armazena cerca de 236 fotos do mesmo tamanho. Há também modelos que dispõe de memória interna (não removível) e modelos que utilizam disquetes comuns para o registro das imagens. Uma vantagem do cartão removível é que você pode ter vários cartões, e armazenar um número maior de fotos se não puder descarregá-las no computador antes de tirar novas fotos.

Dicas
A maioria das câmeras funcionam com pilhas pequenas (AA) comuns. Como elas têm um consumo alto de energia, o ideal é utilizar pilhas recarregáveis, que são práticas e econômicas.

Uma boa opção para guardar as imagens são as mídias CD-R (CDs para gravação de dados). Com o tempo o espaço disponível no computador pode ser insuficiente para armazenar todas as fotos, e há sempre o risco de algum problema apagar os seus arquivos.

Se o objetivo for imprimir as fotos, é melhor utilizar a maior resolução disponível no equipamento, pois as fotografias terão maior tamanho e qualidade, o que propiciará um resultado melhor na hora da impressão. Existem impressoras especialmente projetadas para a impressão de fotos digitais.

—–
+ Veja também: