Vidas: Profeta Gentileza (José Datrino)

José da Trino – ou Datrino – (1917–1996), começou a pregar a gentileza como uma alternativa de paz e lucidez para a cidade do Rio de Janeiro e para a humanidade. Seu impacto nas camadas populares foi grande, a ponto de ser chamado de “Profeta Gentileza” (ou “José Agradecido”).
.

jose datrino gentileza foto gentileza

.
Como todo profeta, Gentileza sentiu um chamado divino, dentro de um determinado contexto histórico. Tinha uma pequena empresa de transporte de carga na zona norte do Rio de Janeiro. Vivia como qualquer trabalhador das classes populares até que, no dia 17 de dezembro de 1961, ocorreu um incêndio criminoso no Gran Circus Norte-Americano, no outro lado da Baía de Guanabara, em Niterói, onde cerca de 500 pessoas morreram queimadas, a maioria delas crianças. A tragédia abalou José Datrino. Seis dias após o incêndio irrompeu a vocação profética, entre meio-dia e uma hora da tarde, quando entregava mercadorias com o seu caminhão. Ele mesmo testemunhou que recebeu um chamamento divino, confirmado três vezes, de que deveria deixar tudo e entregar-se ao consolo das vítimas do circo. Às vésperas do Natal, tomou seu caminhão, comprou uma certa quantidade de vinho, foi a Niterói e lá, junto às barcas, o distribuiu em copos de papel para todos que o desejassem, anunciando: “Quem quiser tomar vinho não precisa pagar nada, é só pedir por gentileza, é só dizer agradecido”.
.

jose agradecido profeta gentileza profeta gentileza amor 46

.
Depois se instalou por quatro anos no local do incêndio. Cercou-o e transformou-o num jardim cheio de flores. Colocou dois portões, um de entrada e outro de saída, com as inscrições: “Bem-vindo ao Paraíso da gentileza. Entre, não fume, não diga palavras obscenas porque esse local se tornou agora um campo santo”. Consolava a todos que ali chegavam desesperados, dizendo: “Seu papai, sua mamãe, sua filha, seu filho, não morreram; morreu o corpo, o espírito não. Deus chamou. Até o pior pecador se salvou porque Deus não é vingativo. Eu fui enviado por Deus e vim consolar vocês”. Os que vinham e escutavam a sua mensagem sentiam-se consolados.
.

gentileza mural 18

.
José Datrino também peregrinou por outras cidades. Em uma de suas viagens, na cidade de Aquidauana (Mato Grosso do Sul), o Profeta Gentileza foi preso e humilhado, o seu cabelo foi cortado e o seu estandarte foi quebrado. O motivo para tal atitude teria sido o fato de ele estar pregando sem uma bíblia nas mãos o que, para alguns, remetia ao desrespeito contra a fé cristã e até mesmo ao charlatanismo. Os jornais da época relataram este episódio com imensa indignação. Em Campo Grande, um dos jornais locais estampou a manchete:

Que mal fez este homem?

.
Em resposta a esta pergunta que a muitos incomodava, Gentileza criou uma frase singular:

Quem é mais inteligente, o livro ou a sabedoria?

.
Esta e outras frases do Gentileza, assim como certas circunstâncias pertinentes a sua vida, foram posteriormente abordadas pela cantora Marisa Monte na canção Gentileza, do álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. A canção também trata das pinturas (murais) que José Datrino fez em mais de cinquenta pilastras de viaduto. Com o passar dos anos pichadores e vândalos deterioraram os murais, e mais tarde as pinturas foram cobertas com tinta cinza.
.

caricatura profeta gentileza glen batoca

.
Com a ajuda da Universidade Federal Fluminense, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de outras entidades e empresas, os murais foram restaurados e o patrimônio cultural produzido pelo Profeta Gentileza foi preservado. (Veja as imagens das pinturas do Gentileza no blog de David Wilson, site dedicado a José Datrino).
.

auto retrato gentileza jose datrino profeta gentileza

.
Assim como os profetas bíblicos, o Profeta Gentileza via nos acontecimentos a manifestação de um sentido profundo. O circo lhe sugere o mundo como um circo, como teatro e representação. Sua destruição é uma metáfora da destruição de um tipo de mundo construído na falta de gentileza e gratuidade. Claramente diz: “A derrota de um circo queimado em Niterói é um mundo representado, é isso que aconteceu; e o mundo é redondo e o circo arredondado; por esse motivo, então, o mundo foi acabado”. A alternativa a esse mundo reside na vivência da gentileza e da atitude de agradecimento.

José Datrino faleceu em maio de 1996, aos 79 anos de idade, na cidade de seus familiares (Mirandópolis-SP).
.

Fonte: UFPR / profetadegentileza.blogspot.com

.

.
Gentileza | Marisa Monte
.
.

—–
+ Veja também:


About these ads