O que é Bluetooth, Wireless e WiMAX?

Bluetooth
O Rei Viking, Harald Bluetooth, uniu a Noruega e a Dinamarca. Era reconhecido como um grande comunicador, com capacidade para unir as pessoas e falarem umas com as outras – mas nunca imaginaria que mil anos depois, uma tecnologia potente teria o seu nome.

A tecnologia Bluetooth – sem fio – elimina os cabos usados para conectar os dispositivos digitais. Baseada em um link de rádio de curto alcance e baixo custo, essa tecnologia pode conectar vários tipos de aparelhos sem a necessidade de cabos, proporcionando uma maior liberdade de movimento.

Para estabelecer uma conexão, basta colocar dois dispositivos equipados com Bluetooth a uma distância de alguns metros um do outro. Por exemplo, seu notebook pode enviar informações para uma impressora na sala ao lado.

No futuro, é provável que seja um padrão utilizado em milhões de celulares, PCs, laptops e em toda uma gama de dispositivos eletrônicos. As possibilidades de conectividade sem fio que a tecnologia Bluetooth oferece são praticamente ilimitadas.

Wireless
Wireless é a comunicação sem fio que disponibiliza a transmissão de dados, sons e imagens via ondas de rádio. Essa tecnologia é utilizada na conexão de vários tipos de equipamentos móveis como, telefones, laptops e computadores.

As vantagens do acesso via rádio são as seguintes: acesso imediato, 24 horas por dia, mais velocidade, taxa mensal fixa, sem queda de conexão e dispensa utilização de telefone e modem. A tecnologia Wireless é dividida em três grupos:

  • PANs (Personal Áreas Networks): redes com cobertura sem fio limitada entre 10 e 20 metros;
  • LANs (Local Áreas Networks): são as redes locais sem fio, como a Wi-Fi ou simplesmente Wireless LAN. Têm coberturas mais abrangentes e começam a ser usadas para eliminar as estruturas de computadores cabeadas nos escritórios das empresas;
  • WANs (Wide Áreas Networks): redes das grandes operadoras celulares, pagers e trunking.

WiMAX
As redes WiMAX funcionam de maneira semelhante às das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km, mas há estudos científicos para se chegar a 10Gps.

O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (em relação a transmissão e recepção de ondas de rádio). O WiMAX é usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares da nova geração, computadores portáteis, e também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners etc.

O WiMAX opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.

—–
+ Veja também:


About these ads